CHIA

A Chia (Salvia hispanica L.) teve sua importância reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas esta sementinha é famosa graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Apresenta inúmeros benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.

A chia pode ser facilmente consumida junto a saladas ou na mistura de sucos e vitaminas, além de outras receitas. Ela contém alto teor de ácidos graxos poli-insaturados essenciais, tipos de gorduras consideradas benéficas ao organismo, sendo rica em ácido graxo alfa-linolênico, também conhecido como ômega 3.

Ajuda a emagrecer: um dos motivos que fazem da chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que a semente proporciona. Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel. Em contato com os sucos gástricos, suas fibras se transformam nesse gel, que preenchem o estômago. É esse mecanismo um dos fatores que favorecem a saciedade e, conseqüentemente, acarreta um menor consumo de alimentos. Além disso, o consumo regular de chia pode ser benéfico para evitar a formação de gordura localizada, outra grande inimiga de quem luta contra os ponteiros da balança.

Previne e controla o diabetes: por conter fibras e aumentar o tempo de liberação da glicose, a chia pode ser relacionada com a prevenção do diabetes tipo 2. Funciona da seguinte forma: a digestão dos carboidratos começa na boca e termina no intestino, onde partes maiores de carboidrato são transformadas em tipos diferentes de açúcar (glicose, frutose, galactose) para serem absorvidos. Quando consumida com fontes de carboidratos (frutas, massas, pães), as fibras da chia têm como efeito a diminuição da velocidade com que o carboidrato sai do estômago e chega ao intestino, para terminar de ser digerido e absorvido, justamente por se transformarem em um gel. Dessa forma, a glicose é liberada lentamente na corrente sanguínea, fazendo com que o hormônio insulina, necessário para transportá-la até as células, também seja liberado em pequenas doses.

Previne doenças cardiovasculares: o consumo regular de chia é capaz de evitar doenças como infarto, derrame e hipertensão graças as suas grandes quantidades de ômega 3. Esse ácido graxo reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, além de diminuir o colesterol circulante no sangue. Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial.

Regula o colesterol: de toda gordura que compõe a chia, aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Essas gorduras têm como uma de suas principais propriedades reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicérides na corrente sanguínea.

Efeito desintoxicante: os antioxidantes, como o ácido cafeico, de sua composição, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento.

Fonte de cálcio: por ter bastante cálcio, a chia é uma alternativa para indivíduos que têm intolerância à lactose, necessitando de fontes alternativas desse mineral

Protege o cérebro: ela também pode favorecer as ligações cognitivas no cérebro.

Pele e cabelos mais bonitos: em sua composição nutricional, a chia também apresenta vitamina A, nutriente que age como antioxidante contra os radicais livres e também auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele. A semente também leva vitamina B2, importante na saúde da pele, unhas e cabelos.

Efeito anticelulite: já se sabe que a chia contém quantidades significativas de ômega 3 e muitos estudos têm relacionado o consumo desse ácido graxo com a diminuição da inflamação, o que seria interessante para diminuir e evitar celulite, um processo inflamatório do organismo.

Fortalece a imunidade: por conter minerais como o selênio e zinco, que auxiliam o sistema imunológico, a chia é importante para reforçar as defesas, afastando de perto doenças como gripes, resfriados e processos infecciosos. Além disso, por ter nutrientes como fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células.

Boa fonte de ferro: o mineral, presente em grande quantidade na chia, é muito bem absorvido nesse alimento. Ele é o principal nutriente na formação dos glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio pelo nosso corpo. A redução desses glóbulos e da oxigenação levam à anemia, fadiga e cansaço, aumenta os riscos de infecções e também se relaciona a uma queda na imunidade.

As sementes de chia têm um sabor muito sutil, o que significa que você pode adicioná-las em praticamente qualquer coisa que você queira comer ou beber. Elas irão melhorar o perfil de nutrientes da sua dieta, sem alterar o sabor.

Ela pode ser consumida crua, triturada ou em forma de gel ou na forma de óleo. A semente mantém suas propriedades em todas estas formas de consumo.

Podem ser adicionada em um copo ou garrafa de água ou qualquer bebida de sua escolha, como: café, chá, suco de laranja e ingerida juntamente com o líquido. Quando as sementes são misturadas com um líquido, é melhor mexer bem e deixar a mistura assentar apenas por 1 ou 2 minutos. Mais que isso e a mistura vai começar a virar gel.

Pode ser polvilhadas sobre a salada.

Pode substituir os ovos das receitaso gel formado pela chia pode ser um ótimo substituto do ovo em receitas. Misturando uma colher de sopa da farinha de chia com 60 ml de água, você obtém uma quantidade de gel suficiente para substituir um ovo em qualquer preparação.

A Semente seca pode ser adicionada a líquidos como sucos, iogurtes e vitaminas. Uma sugestão é comer a porção no lanche entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado (160 ml) com uma colher de sopa de chia contém apenas 70 calorias.

  • Livre de Aromatizantes Artificiais? Sim
  • Livre de Conservantes? Sim
  • Livre de Corantes Artificiais? Sim
  • Livre de Adoçantes Artificiais? Sim
  • Sem adição de açúcar? Sim
  • Sem Glúten? Sim
  • Sem Lactose? Sim
  • Para Vegano? Sim
  • Orgânico? Não
  • Kosher? Não
  • Possui Ingredientes Naturais? Sim

Os especialistas dizem que não há uma quantidade diária estabelecida para o consumo da chia. No entanto, estudos conduzidos em humanos que obtiveram resultados positivos utilizaram 25 g da semente, aproximadamente duas colheres de sopa, uma vez ao dia. Cabe salientar que alguns usaram mais. Mas como ela é calórica, o mais recomendado é manter os 25 g diários.

Não há contraindicação ao consumo da chia. No entanto, por ser uma fonte de carboidrato, e conter muita fibra, em excesso, pode levar ao aumento de peso, constipação intestinal (principalmente se o indivíduo não tomar quantidade suficiente de água) e pode levar a desconfortos gástricos uma vez que retarda a saída dos alimentos do estômago.

Porção de 25g (2 colheres de sopa)

  • Valor energético – 122kcal/511kJ
  • Carboidratos Totais – 10g
  • Proteína – 4g
  • Fibra Alimentar – 8.6g
  • Gorduras Totais – 7.7g
  • Gorduras Saturadas – 0.83g
  • Gorduras Trans – 0g
  • Sódio – 0mg
  • Ferro – 1.9mg
  • Calcio – 158mg
  • Fósforo – 215mg
  • Magnésio – 84mg
  • Zinco – 1.2mg(*)

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8400kJ
Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
(**) Não possui valor diário de referência especificado

Ingrediente: Semente de Chia
Produto dispensado de registro no M.S. de acordo com a resolução nº 23 (Março de 2000)

Dicas de uso

  • Pronta para ser consumida em iougurte, vitaminas, com frutas, saladas e na elaboração de pratos.
  • Conservar em recipiente fechado. Conservar em local seco e ao abrigo do sol.

NÃO CONTÉM GLÚTEN

PRODUTOS NATURAIS DA FAZENDA À SUA MESA

Rua Bento Souto, 44 – Sala B – Centro
Cerquilho/SP

(15) 3284-3033 / (15) 99838-4986
contato@graodafazenda.com.br