SOJA EM GRÃOS

A soja é um grão rico em proteínas, pertencente à família Fabaceae (leguminosas) assim como a lentilha, o feijão, o grão de bico e a ervilha. Ela é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais. Muitas pessoas substituem o consumo de carnes (peixe, frango e bovina) pela soja. Comparativamente, a soja contém teor protéico maior que a carne e os ovos.
O grande responsável pela boa fama da soja é a isoflavona, um fitoestrógeno de origem vegetal, presente principalmente nas leguminosas. Entre as leguminosas, é na soja que encontramos maior teor de isoflavona. Alguns estudos sugerem que a suplementação de isoflavona, diminui os sintomas do climatério como: as ondas de calor, insônia, entre outros.
Considera-se atualmente que a soja é o único vegetal que contém uma proteína completa com qualidade equivalente à albumina do ovo (proteína conhecida como padrão ouro, dentro da escala de classificação) podendo ser empregada como fonte única de proteínas, tanto a curto, como em longo prazo.
Apesar da polêmica e controvérsias sobre a soja, uma coisa é certa, ela pode e deve estar presente na sua alimentação, pois é fonte, além da proteína, de potássio, magnésio, fósforo, zinco, cálcio, cobre, vitamina C e algumas vitaminas do complexo B (niacina e riboflavina).
Devido as suas características químicas e nutricionais, a soja pode ser qualificada como um alimento funcional, pois estudos apontam que a soja pode ser utilizada na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e sintomas de menopausa. Nos últimos tempos, o consumo de soja vem crescendo, sendo que um dos principais motivos é a importância da soja como um alimento funcional já comprovado em estudos recentes. No entanto, o uso desde a infância pode ser considerado mais eficiente.
Atenua os efeitos da menopausa: o consumo pode funcionar como uma espécie de reposição hormonal para as mulheres que entram na menopausa ajudando a atenuar os problemas que ocorrem nesta fase; já que a menopausa é caracterizada pela queda dos hormônios estrogênio e progesterona, que costuma ocorrer entre os 45 e os 55 anos de idade. A soja pode ser uma grande aliada do equilíbrio hormonal, já que a estrutura das isoflavonas do alimento é semelhante à do estrogênio.
Protege a saúde dos ossos: os responsáveis por evitar a perda de massa óssea são as isoflavonas, apesar de a soja conter cálcio, como elas têm efeito semelhante ao estrógeno vão proporcionar este benefício, especialmente durante a menopausa, fase em que os níveis deste hormônio feminino diminuem.
Reduz o colesterol: a saúde do coração também se beneficia com o consumo do grão; a soja auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e no crescimento dos níveis de HDL, o colesterol bom. Isto ocorre porque o grão é rico em gorduras poli-insaturadas, principalmente o ômega 6, por este motivo, a soja pode ser uma alternativa no tratamento de reposição hormonal para mulheres que sofrem de problemas cardiovasculares.
Previne o câncer de mama: o consumo de soja também está associado a um menor risco de câncer de mama em mulheres. O consumo de soja diminui o risco de câncer devido às isoflavonas
Melhora o trânsito intestinal: por ser rica em fibras, a soja ajuda a melhorar o trânsito intestinal, evitando problemas como a constipação e a prisão de ventre.
A Soja em grãos Grão da Fazenda pode ser consumida em sopas, saladas, vinagrete ou como substituto do feijão.
- Livre de Aromatizantes Artificiais? Sim
- Livre de Conservantes? Sim
- Livre de Corantes Artificiais? Sim
- Livre de Adoçantes Artificiais? Sim
- Sem adição de açúcar? Sim
- Sem Glúten? Sim
- Sem Lactose? Sim
- Para Vegano? Sim
- Orgânico? Não
- Kosher? Não
- Possui Ingredientes Naturais? Sim
Para redução dos riscos de doenças cardiovasculares, segundo a FDA (Food and Drug Administration), a recomendação de consumo é de 25g de proteína de soja por dia, o que equivale aproximadamente a 60g de grãos ou derivados de soja.
Porção de 20g (1/4 xícara de chá)
- Valor energético – 80Kcal/335kJ – 4
- Carboidratos Totais – 6g -29
- Proteína – 7g – 9
- Fibra Alimentar – 2g – 8
- Gorduras Totais – 4g – 7
- Gorduras Saturadas – 0.5g – 2
- Gorduras Trans – 0g – **
- Sódio – 0mg – 0
- Ferro – 2mg – 14
- Calcio – 35mg – 4
(*)Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8400kJ
Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
(**) Não possui valor diário de referência especificado
Ingrediente: Soja
Produto dispensado de registro sanitário de acordo com a resolução RDC nº 27 de 6 de agosto de 2010, publicada no D.O.U nº 151 de 9 de agosto de 2010 secão I página 63-64.
Dicas de uso
- Conservar em recipiente fechado. Conservar em local seco e ao abrigo do sol.
NÃO CONTÉM GLÚTEN
A soja é um alimento rico em proteínas, lipídios, carboidratos e minerais. Possui isoflavona, um composto da soja que previne doenças degenerativas. A soja constitue-se em alimento funcional, pois é rica em nutrientes e possui em sua composição ácidos graxos.
A soja possui inúmeros benefícios à saúde. Dentre eles, além de prevenir doenças degenerativas, alivia os sintomas da tensão pré-menstrual, regula os hormônios da menopausa, previne doenças do coração e a osteoporose, reduz a possibilidade de se desenvolver o mal de Alzheimer e a diabetes. A soja também evita a desnutrição por ser um alimento de alto valor nutricional.
PRODUTOS NATURAIS DA FAZENDA À SUA MESA
Rua Bento Souto, 44 – Sala B – Centro
Cerquilho/SP
(15) 3284-3033 / (15) 99838-4986
contato@graodafazenda.com.br